domingo, 20 de abril de 2008

Ciclovia ou Ciclo Trilha?

Ah Legal! Fortaleza agora tem ciclovias! Onde? Só vemos trilha urbana!



Ontem (19-04-2008), nós da equipe Bike Maraponga, percorremos as ciclovias da Av. dos Expedicionários (bairros Itaperí e Passaré), da CE-060 e Av. Godofredo Maciel com a intenção de fazer uma análise das condições em que as mesmas estão. Que vergonha!
Nossa equipe faz trilhas aos domingos e alguns treinos na semana, mas imagine a quantidade de pessoas que utilizam todos os dias, para irem ao trabalho, pra irem à escola, na maioria das vezes dividindo espaço com os carros e ônibus, enfrentando o perigo. Em Fortaleza, a grande maioria não respeita o ciclista quando se está atrás do volante, e se quer saber, o próprio ciclista não sabe pedalar de acordo, não usa capacete e sinalizadores na bicicleta, e também não respeita o pedestre. Deve haver um equilíbrio de responsabilidade entre governo e população. O Governo construindo vias, ciclovias, faixa de pedestre tudo por completo. Devem-se estudar mais a engenharia de transito, pois Fortaleza cresceu rápido demais, sem planejamento. E a população por sua vez, respeitando as ruas, as pessoas, o meio ambiente, as leis etc.
Por esta falta de planejamento, é possível ver que a av. Beira Mar sequer tem um espaço para os ciclistas e praticantes de Cooper. Na av. José Bastos ainda não tem ciclovia, onde uma ciclo-faixa já seria de grande ajuda. A da av. Godofredo Maciel era pra servir de exemplo, já que faz parte te um projeto-piloto que recebeu verbas do Carrefour para ser construída, onde se falava no projeto que teria um tipo de pavimento mais liso que evitaria trepidações ao transitar por ela. O que vemos hoje, menos de 2 anos de terminada, são buracos pela via, lixo, pavimento que não tem nada de liso e até barracas de bebidas que impedem a passagem de ciclistas e pedestres em dia forró no “Pai d´égua”.

Abaixo estão destacados os pontos mais críticos da Av. dos Expedicionários



Os pontos foram demarcados por GPS. (arquivo para download está no RapidShare - veja com Google Earth®)

1. Início da ciclovia: Bem que poderia ser o meio, pois assim que atravessamos a av. Dedé Brasil a ciclovia sumiu!


2. Lixo: A populção deixa de colocar o lixo em cestas pra colocar na ciclovia, e o caminhão de lixo não recolhe tudo. Isso ocorre do ínicio ao final, sem querem exagerar, mas, quase de metro em metro tem lixo.

3. Efeito funil: Que coisa ridícula, não dá pra entender o que o engenheiro quis fazer aqui. Se um técnico de ciclismo ficar de olheiro nesse trecho, vai poder observar quem são os ciclistas mais rápidos, já que só passa um por vez.. deve ser pra isso.

4. Boca de lobo/bueiro: Pois é, no meio do caminho. Mais à frente tem algumas com tampa quebrada, fora de local e aberta. Coitado dos distraídos!

5. Final da ciclovia: Ué, acabou! Devo continuar pela calçada ou entrar na frente de um carro?

Se fossemos colocar todas as fotos, precisariamos de umas 5 páginas aqui no blog.

Uma voltinha pela ciclo trilha:






enquanto isso em outros locais:

  • Sorocaba: cidade do interior do estado de São Paulo tem um planejamento de dar inveja. E isso de 5 anos pra cá, pois antes a cidade não tinha ciclovias e não era tão limpa. Mas, com um bom planejamento e conscientização da população, foi possível transformá-la na beleza que é hoje.

Bogotá: capital da Colombia, país em desevolvimento, assim como o Brasil... por quê lá está dando certo?

"Amsterdam, a capital da bicicleta.26% dos deslocamentos diários na cidade são feitos de bicicleta através de uma malha cicloviária muito abrangente. A construção dessa infra-estrutura iniciou-se no final dos anos 70. E deu certo." (Alfredo Sirkis, 2005)





"Nada é impossível, com fé e planejamento conseguiremos o que quisermos"



3 comentários:

Anônimo disse...

Ficou legal a reportagem ai hehehe.
Dá para jornalista.
Realmente é uma vergonha isso.

Mayco Ijano disse...

Façamos a nossa parte!

Anônimo disse...

massa!!