segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dia 2 Turismo em Ouro Preto



Ouro Preto amanheceu fria e isso foi o motivo pra gente grudar na cama.
9:30 Saímos pra conhecer a cidade. Acabamos pegando um guia da cidade na Praça Tiradentes e decidimos fazer o tour de bike. Afinal, não somos andarilhos. Voltamos para o hostel e iniciamos a montagem das bikes.
11:30 Bikes prontas. Hora de mofar. Seguimos no sentido Mariana ver a tão falada Mina de Passagem. Pra chegar na mina é só subir na bike e apreciar a paisagem. São 8 km de descida, só descida. A estrada é bem perigosa. Como eu disse antes, o povo mineiro economiza nos freios. O visual montanhoso é demais.
12:15 Chegamos a Passagem de Mariana, a 4 km de Mariana, na Mina da Passagem.  Saindo da Mina fomos almoçar num restaurante próximo, o Sinhá Olimpia. Ambiente aconchegante, os preços não são tão convidativos, mas a comida é saborosa. Vale a pena pra quem ta disposto a gastar.
15:30 Iniciamos o retorno para Ouro Preto, o que era uma descida de 15 min virou uma subida de 1 h. Chegamos em Ouro Preto e fomos visitar alguns pontos. Visitamos algumas igrejas e fomos ao Museu da Inconfidência. Lá não deixaram guardar as bikes e eu entrei sozinho. É incrível uma cidade que é o centro da Estrada Real não se preocupar em garantir a visitação de ciclistas aos seus monumentos. Entre ladeiras e descidas chegou a noite. Compramos alguns mantimentos e fomos pro Hostel. Organizamos tudo pro primeiro dia de ER e fomos tomar um cafe pra esquentar. Depois, berço.

Personagens da ER: Ouro Preto
  • Valzin da Montanha: mineiro gente boa. Tímido. Adora falar as historias de sua estada em Fortaleza e dos bons amigos que lá deixou. Proprietário do Hostel Sorriso do Lagarto.
  • Washington de Oliveira: percussionista, poliglota, cozinheiro, responsável pelo Hostes Sorriso do Lagarto. Quer falar do mundo aí afora? Pergunta a ele. Até catalão o cara fala.

Lugares
  • Hostel Sorriso do Lagarto: hostel com quartos coletivos e individuais. O atendimento é bom. Boa localização, bela vista. Lugar tranquilo. Café da manhã simples e servem a partir das 8 h (tarde, na minha opinião).
  • Restaurante Sinhá Olímpia: apesar de estar perto da estrada, o acesso não é tão simples. O ambiente é muito agradável e limpo. O cardápio é salgado, mas a comida é maravilhosa e bem servida.
  • Museu da Inconfidência: dois pavimentos de cultura brasileira. Muitos objetos da época da inconfidência, da família real, movelaria da época e arte sacra. Ingresso: R$ 8.
  • Praça Tiradentes: local onde foi exposta a cabeça de Tiradentes e de onde foi roubada, não se sabe por quem.
  • Mina da Passagem: São 11000 km2, seis diferentes acessos, boa parte está submersa. A visita é guiada e nos leva num carrinho por trilhos por 315 m de extensão e 120 m de profundidade. Ingresso: R$ 30.

Nenhum comentário: